Autora de livro sobre personalidades negras é homenageada pela Câmara

As personalidades negras que dão nome a locais, monumentos e ruas de Campinas estão imortalizadas no livro- -reportagem “A negra cor que resiste nas ruas campineiras”, escrito pela jornalista Geovanna Bispo Alves, moradora de Sumaré. A relevância do trabalho da jovem de 21 anos foi reconhecida pela Câmara Municipal de Sumaré, que aprovou moção de congratulação à jornalista apresentado pelo vereador Edgardo Cabral (PRB) e aprovada por 19 votos na sessão ocorrida na noite de terça- -feira (16).
Em seu livro, Geovanna faz um estudo aprofundado sobre a memória do município de Campinas e pesquisa a origem da população negra campineira a fim de revelar a presença da cultura de matriz africana na cidade, bem como a importância para a formação histórica, econômica e cultural do município. De acordo com a moção apresentada por Edgardo Cabral, o livro-reportagem debate questões como a compreensão dos nomes de negros emitidos nas vias públicas, o que fizeram enquanto representante popular na sociedade, suas crenças e sua linha familiar.
Apesar de nascida em Campinas, Geovanna cresceu, estudou e sempre foi moradora de Sumaré. Seu amor pela língua portuguesa e admiração pelas informações surgiram na época em que cursou o ensino médio integral na Escola Estadual Dom Jayme de Barros Câmara. Formada em jornalismo pela Universidade Paulista, a escritora hoje colabora para o site “Carta Campinas” e é criadora do blog “Conheça sua cidade”.

CONFERÊNCIA
Outra moção de congratulação apresentada pelo vereador Edgardo presta homenagem à 10ª Conferência Municipal de Saúde, realizada no último sábado (13). Com o tema “Planejamento estratégico e orçamento participativo como elementos para consolidação do controle social do SUS”, o evento atraiu mais de 600 pessoas durante todo o dia.
O encontro contou com apresentações, aprovação de diretrizes discutidas e aprovadas na conferência que compõem o relatório final junto com propostas internas para melhoria da saúde do município, e a eleição de delegados para representar Sumaré na macrorregional de Campinas e estadual.
Edgardo ressaltou que foram 237 delegados inscritos, sendo oito eleitos, dos quais quatro são usuários (Rita de Cassia da Silva, Jeferson de Oliveira, Maria Aparecida da Silva e Ademir Luiz Amaral), dois gestores (José Luiz Crepaldi e Daniel da Silva Sesario) e dois trabalhadores (Irani da Silva Peixoto e Kelly Leoni).
“Parabenizo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Leandro Rosa dos Santos, o secretário de Saúde, Rubens Gatti, e a comissão organizadora da 10ª Conferência Municipal de Saúde, bem como todos os conselheiros e delegados em virtude do sucesso dessa conferência”, disse o vereador.

Terça-feira, 23 de Abril de 2019

Veja Também

Prefeitura realiza formaturas do 2º semestre da Casa Brasil

Mais uma cerimônia marcou a formatura dos alunos da Casa Brasil – órgão mantido pela ...