Começa na quinta a 11ª Copa do Brasil de Futebol de Amputados em Sumaré

Campeonatoprossegueatéopróximodia21deabril e contará com a participação de 13 equipes de todo o país

A partir desta quinta-feira, dia 18 de abril, Sumaré recebe a 11ª Copa do Brasil de Futebol de Amputados. O torneio que vai até o dia 21 terá a participação de 13 equipes vindas de todo o país. Os jogos serão realizados entre 08h30 e 17h. O campeonato tem o apoio da Prefeitura de Sumaré. Os times que irão disputar o campeonato são: Adfego (Goiás), São Paulo F.C., Bola pra Frente (SP), Bahia, Faro Rio das Ostras (RJ), Adesul (Fortaleza) e Assama (Maringá). Além dos patrocinados pela Magnus, Corinthians (que é tetracampeã da competição), Aparecidense (Goiás), Ponte Preta (Campinas), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Instituto Só Vida (Mogi das Cruzes) e AMDA (Minas Gerais).
O Futebol de Amputados é disputado em um campo (sintético ou grama natural) sendo a medida máxima 60m x 38m. Os atletas são distribuídos em duas equipes de 7 jogadores onde o goleiro obrigatoriamente é amputado de uma parte do braço e os jogadores de linha tem algum tipo de amputação na perna.
As disputas são divididas em dois tempos de 25 minutos e cada técnico tem direito a um tempo técnico. O goleiro não pode sair da área predefinida e as muletas dos jogadores não podem tocar de maneira intencional na bola. O lateral é cobrado sempre com os pés e a saída do goleiro obrigatoriamente deve tocar no chão antes do meio de campo.
“O futebol de amputados hoje é a ação social que mais cresce no Brasil. Forma prática de incluir o atleta/cidadão novamente a sociedade através do esporte e fomentar qualidade de vida e disponibilizar a todos os atletas a possibilidade de manutenção da saúde é o principal centralizador da prática deste esporte que está entrando na grade dos torcedores e população”, comentou Pedro Rocha, organizador do campeonato em Sumaré.
“É muito importante pra gente, porque é um campeonato onde tem times de diversos locais, uma vitrine pra seleção brasileira, é uma oportunidade que temos de buscar uma vaga. Queremos mostrar a região que temos um time atuante”, comentou o jogador Maurício Mendes, de 32 anos, conhecido como Juninho, da Ponte Preta.
Sobre os desafios, Juninho é enfático. “É uma vivência difícil, desafiadora. As pessoas têm que aprender a viver novamente. Nós acabamos sendo exemplos para essas pessoas. Independentes de sua forma física, somos capazes de realizar esportes, dar o nosso melhor, mostrar que a vida é muita maior do que apenas um corpo. A vida foi feita pra ser superada e não lamentada”, completou.
Os jogos acontecerão sempre em três espaços: Clube ADC Villares Metals – Estrada Municipal Dirce Pinto Dalben, nº 439, Jardim Viel; Associação dos Servidores de Sumaré – Rua José Carlos Fernandes, nº 377, Parque Franceschini; e Centro Esportivo Vereador José Pereira – Rua Sebastião Raposeiro Júnior, s/nº, Vila Yolanda Costa e Silva.

SERVIÇO
11ª Copa do Brasil de Futebol de Amputados Sumaré/SP
De 18 a 21 de abril

  • Jogos da manhã:
    08h30, 09h30 e 10h30
  • Jogos da tarde:
    15h, 16h e 17h
    Entrada gratuita

Veja Também

Projeto apoiado pela IC Transportes vai formar 160 novos fotógrafos em Sumaré

Projeto “Saindo do Automático – Luz, Cor, Preto e Branco”, da DZ.7 Realizações, tem patrocínio ...