Memória Fotográfica

Revendo Frankfurt

Despedimo-nos bem cedo porque queríamos ver a cidade de Paris; aluguei um táxi que nos levou à Torre Eiffel, nas igrejas Sacre Coeur e Notre Dame, ao bairro Montmadre, ao Museu do Louvre, ao Parque Luxembourg, às Tuilleries, às pontes do Rio Seine, ao Arco do Triunfo, às praças de ...

Leia Mais »

GUMERCINDO BASSO

Gumercindo Basso, mostrado nesta fotografia, foi um tradicional agricultor de Sumaré. Descendente de imigrantes italianos, é filho do casal Hércules Basso e Ângela Ravagnani Basso. Nasceu no dia 02 de abril de 1928 e faleceu no dia 13 de setembro de 2000.

Leia Mais »

BAR DO MORETTO

João Moretto é a pessoa mostrada neste registro, provavelmente da década de 1940. Ele está no interior do tradicional Bar Paulista, demolido alguns anos atrás. Nessa época seu estabelecimento era conhecido como “Bar do Moretto”.

Leia Mais »

EXCURSÃO PARA SANTOS

Na década de1950, uma grande diversão dos sumareenses era banhar-se nas praias de Santos. Eram comuns as excursões em ônibus. Uma delas aconteceu nessa década, num ônibus (ou jardineira), que fazia a linha SumaréAparecidinha-Campinas. Quem está na janela é um dos excursionistas: José Biancalana, o “Bepino”.

Leia Mais »

DOUTOR MAXIMIANO

O doutor Maximiano Coutinho Ferraz foi provavelmente o primeiro engenheiro da Prefeitura de Sumaré. Ele aparece nesta foto da década de 1950 à esquerda. Ao seu lado está o funcionário municipal Ulisses Pedroni.

Leia Mais »

LEONARDO E SONIA

Foto de 1972 do casal de namorados Leonardo Dias Porto e Sonia Regina Gagliera. Hoje eles são casados e avôs. Leonardo é filho do casal Alfredo Dias Porto Jr. e Helena Graziani Porto; Sônia é filha do casal Agostinho Gagliera e Olga Bazan Gagliera. Antes de se aposentar como funcionário ...

Leia Mais »

EDISON TANNER

O garoto mostrado nesta foto de 1963 é Edison Tanner. Nesse ano ele estudava no Ginásio Estadual de Sumaré, na Praça da República, nº 72. Ele é natural de Sumaré, filho de Eduardo Tanner e Antonieta Ravagnani Tanner.

Leia Mais »

Aristides de Oliveira Costa

Sargento Aristides. Esse era o nome do personagem que todos sumareenses conheciam e chamavam como se fosse seu nome próprio, nas décadas de 1960 e 1970. Aristides de Oliveira Costa era um policial militar respeitado na cidade, por ser cumpridor de seus deveres e atencioso com as pessoas que o ...

Leia Mais »

JOÃO NOVELETTO

João Fernandes Noveletto foi um tradicional agricultor de Sumaré. O sítio de sua família – descendente de imigrantes italianos – ficava nas imediações do Bairro do Cruzeiro de Santa Bárbara. Filho de Pedro Noveletto e Maria Cecon Noveletto, faleceu em 27 de agosto de 2012, com 80 anos de idade.

Leia Mais »

CHICO E TITA

Dois amigos de Sumaré curtem o antigo jardim da Praça da República, nesta fotografia da década de 1950: Francisco Clemente (Chico) e Joaquim Marques Pereira (Tita). A diversão da época eram os programas esportivos e sociais do Clube Recreativo Sumaré. E também o “footing” da Praça da República.

Leia Mais »