Memória Fotográfica

Lembranças do Dom Jayme

Alaerte Menuzzo foi professor, assistente de Direção e diretor substituto do Colégio Estadual Dom Jayme de Barros Câmara, que comemora 60 anos de existência neste mês de agosto. Há dez anos, escreveu este texto, em comemoração aos 50 anos de vida da escola, publicado nas páginas do Tribuna Liberal do ...

Leia Mais »

VAGNER RIKATO

Vagner Eugênio Rikato, mostrado nesta foto de 1968, foi um dos alunos do Ginásio Estadual de Sumaré, na Praça da República, nº 72. Natural de Sumaré, é filho de Jorge Rikato e Maria Carnevale Rikato.

Leia Mais »

HERCY MORAES

Hercy Moraes, mostrada à direita desta fotografia da década de 1960, foi uma das diretoras do Ginásio Estadual de Sumaré, hoje Escola Estadual Dom Jayme de Barros Câmara. Ela participa de um evento realizado no Clube União Cultural XVI de Dezembro. Na sua frente está a professora Maiba Apparecida Maluf, ...

Leia Mais »

PROFESSORES DO DOM JAYME

Reunião de planejamento dos professores do Colégio Dom Jayme de Barros Câmara, na década de 1970. Da esquerda para a direita, identificamos as seguintes pessoas: (…), Sonia Maria Fraschetti, Álvaro Corrêa, (…), Maria Helena Fraschetti Constância, Alba Maria de Oliveira e Marly Pinheiro da Silveira.

Leia Mais »

CARLOS ALBERTO YANSSEN

Estudante do Colégio Estadual Dom Jayme de Barros Câmara, Carlos Alberto Yanssen está nesta fotografia. Fez uma carreira profissional no campo da música: do Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas, ao Mestrado e Doutorado na Unicamp e, finalmente, como professor concursado de piano na Escola de Música e Belas Artes, ...

Leia Mais »

LAZINHA ROHWEDDER

Lazinha Rohwedder era funcionária municipal, locada no Colégio Estadual Dom Jayme de Barros Câmara como servente. Era a responsável pela limpeza das salas de aula e corredores da escola. Seu temperamento dócil a tornou querida entre alunos e professores do estabelecimento.

Leia Mais »

VISTA AÉREA DO DOM JAYME

Foto aérea do Colégio Estadual Dom Jayme de Barros Câmara, ainda em construção. O prédio fi cou pronto em 10 de março de 1971. A avenida da direita é a José Mancini; a do alto é a Rebouças. A área mostrada ainda se encontrava despovoada.

Leia Mais »

Do Ginásio Estadual ao Dom Jayme

No dia 16 de agosto de 1958, foi fundada em Sumaré a Escola Estadual Dom Jayme de Barros Câmara, que irá comemorar neste mês os seus 60 anos – as Bodas de Diamante. Este artigo visa fazer uma relação entre as mudanças de legislações educacionais originárias do Ministério da Educação ...

Leia Mais »

NEUSA MARIA HOFFMANN

A garota desta fotografia de 1968 é Neusa Maria Hoffmann. Nesse ano ela estudava no Ginásio Estadual de Sumaré, na Praça da República, nº 72. Natural de Campinas, é filha do casal Eduardo Hoffmann e Albertina Lebre Hoffmann.

Leia Mais »

SONIA MARIA FRASCHETTI

Sônia Maria Fraschetti, mostrada nesta foto de 1975, residia em Nova Odessa quando veio dar aulas de Educação Física no Colégio Estadual Dom Jayme de Barros Câmara, na Avenida José Mancini. Era colega de magistério e de escola da irmã Maria Helena Fraschetti Constâncio.

Leia Mais »